Se orelhas salientes ou desfiguradas incomodam você ou seu filho, pode-se considerar a cirurgia plástica. Cirurgia da orelha – também conhecida como otoplastia – pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas.
O que é a Otoplastia?
Cirurgia corrige um defeito na estrutura das orelhas presente desde o nascimento, que se torna aparente com o desenvolvimento, ou trata orelhas deformadas causadas por lesão. A otoplastia cria uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face. Correção de deformidades menores pode beneficiar a aparência e a autoestima.
A Otoplastia trata especificamente:
» Orelhas muito grandes – uma condição rara chamada macrotia;
» Orelhas salientes que ocorrem em um ou ambos os lados em diferentes graus – orelha em abano;
» Insatisfação do adulto com a cirurgia prévia da orelha.
É indicada para mim?
A otoplastia é um procedimento altamente individualizado e você deve fazê-lo para si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.
O que acontece durante a cirurgia?
Etapa 1 – Anestesia
Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação com anestesia local ou anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.
Etapa 2 – Incisão
A correção de orelhas em abano usa técnicas cirúrgicas para criar ou aumentar o anti-hélice (apenas dentro da borda da orelha) e para reduzir a cartilagem da concha (a concavidade maior e mais profunda da orelha ). As incisões para otoplastia são geralmente feitas atrás da orelha. Quando incisões são necessárias na parte da frente da orelha, as mesmas são feitas nas suas dobras para escondê-las. Internamente, sutura não removível é usada para criar e fixar a cartilagem recém moldada.
Etapa 3 – Fechando as incisões
Pontos externos fecham as incisões. As técnicas são individualizadas, tomando cuidado para não deformar as demais estruturas.
CUIDADOS NO PÓS-OPERATÓRIO
1. Evitar sol, friagem, vento e traumatismos locais por um período de 20 dias.
2. Dieta livre.
3. Comparecer ao consultório para controle pós-operatório, nos dias e horários indicados.
4. Atividades escolares ou profissionais, recomeçar em torno de 3 a 7 dias após a cirurgia.
5. Caminhadas esportivas – após 10 dias (evitar sol).
6. Outros esportes – após 20 dias (exceto os esportes que coloquem a orelha em risco, como jiu-jitsu ou judô, os quais só serão liberados com 3 meses de pós-operatório).
7. Sol intenso direto na face – após 20 dias, usando protetor solar.
8. Uso de óculos – quando apoiado à orelha, somente 1 mês após.
9. Lavagem do cabelo – com cuidado poderá ser liberada no 3º dia, após a retida da touca, tendo o cuidado de não dobrar a orelha para frente. Ao limpar e/ou enxugar a pele atrás da orelha, usar apenas cotonetes.
10. Obedecer à prescrição médica.
11. Caso você tenha animal de estimação em casa (cão ou gato), evite contato direto com eles nos primeiros 20 dias de pós-operatório e, em hipótese alguma, os deixe subir em seu leito. O contato com qualquer tipo de secreção (especialmente a saliva de cães e gatos) pode elevar o risco de contrair uma infecção com consequências potencialmente sérias.
12. Lembrar que um bom resultado final depende também de você.
Etapa 6 – Resultados
A otoplastia oferece resultados quase imediatos em casos de orelhas em abano, tão logo os curativos que sustentam o novo formato da orelha sejam removidos. Com a orelha permanentemente posicionada próxima à cabeça, as cicatrizes cirúrgicas são escondidas atrás da orelha ou em suas dobras naturais.