Rinoplastia ou cirurgia do nariz melhora a aparência e a proporção do nariz, realçando a harmonia facial e melhorando a autoestima. A cirurgia do nariz também pode corrigir dificuldade respiratória causada por anormalidades estruturais no nariz.
A rinoplastia pode mudar:
» O tamanho do nariz, em relação a demais estruturas faciais;
» A largura do dorso nasal;
» O perfil do nariz;
» A ponta do nariz, que pode ser grande, caída ou muito arrebitada;
» Narinas grandes, largas ou arrebitadas;
» Assimetria nasal e desvio;
É indicado para mim?
A decisão de se submeter à cirurgia é pessoal e é você quem deve decidir se os benefícios atingirão os seus objetivos e se os riscos e potenciais complicações são aceitáveis.
A Cirurgia
Etapa 1 – Anestesia
Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa com anestesia local ou anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.
Etapa 2 – Incisão
A cirurgia do nariz é realizada ou por procedimento fechado, em que as incisões são escondidos no interior do nariz, ou por procedimento aberto, onde é feita uma incisão através da columela, faixa estreita de tecido que separa as narinas. Através destas incisões, os tecidos moles que cobrem o nariz são cuidadosamente levantados, permitindo o acesso para remodelar a estrutura do nariz.
Etapa 3 – Remodelação da estrutura do nariz
A cirurgia do nariz pode reduzir ou aumentar as estruturas nasais com o uso de cartilagem enxertada de outras áreas de seu corpo, sendo mais usada a cartilagem do septo nasal e concha da orelha.
Etapa 4 – Correção de desvio de septo
A correção de desvio do septo melhora a parte funcional, sendo efetuada geralmente pelo otorrino e, a parte estética, realizada pelo cirurgião plástico.
Etapa 5 – Fechando as incisões
Uma vez que a estrutura subjacente do nariz é esculpida na forma desejada, a pele e o tecido nasal são acomodados e as incisões fechadas. Incisões adicionais podem ser feitas nos sulcos naturais das narinas para alterar o seu tamanho.
CUIDADOS NO PÓS-OPERATÓRIO
1. Evitar sol, vento ou friagem nos três primeiros dias.
2. Tomar cuidado especial com o “gesso” para não traumatizá-lo, não umidecê-lo e jamais retirá-lo. Só o(a) cirurgião(ã) poderá fazer esta remoção.
3. Usar compressas com soro fisiológico gelado sobre os olhos nas primeiras 05 horas e, depois, 30 minutos a cada 2 horas, por três dias.
4. Procure não abaixar a cabeça e não faça esforço físico.
5. Pode pingar soro fisiológico (opcional), à vontade, no nariz para facilitar a respiração.
6. Permanecer no domicílio, sem sair, até o 2º dia de pós-operatório.
7. Massagem tipo drenagem, após a retirada do gesso, sob a orientação do seu médico é indicada.
8. Retornar ao trabalho só após a retirada do gesso (aproximadamente 8 dias).
9. Caminhadas esportivas após 15 dias, evitando tomar sol.
10. Dirigir, geralmente, após o 5º dia de pós, se as condições visuais permitirem.
11. Uso de óculos, após 30 dias, ou antes, se liberado por seu médico.
12. Esportes após 45 dias.
13. Sol intenso após 45 dias, usando boné e protetor solar indicado por seu médico.
14. Após a retirada do gesso é livre o uso de maquiagem leve e o corretivo.
15. Caso você tenha animal de estimação em casa (cão ou gato), evite contato direto com eles nos primeiros 20 dias de pós-operatório e, em hipótese alguma, os deixe subir em seu leito. O contato com qualquer tipo de secreção (especialmente a saliva de cães e gatos) pode elevar o risco de contrair uma infecção com consequências potencialmente sérias.
16. Obedecer rigorosamente à prescrição médica.
17. Voltar ao consultório para curativos e controle do pós-operatório nos dias e horários marcados.
18. Consultar este folheto informativo tantas vezes quantas se fizerem necessárias para esclarecer e eliminar perfeitamente suas dúvidas. Restando algum questionamento, contatar com sua cirurgiã.
Etapa 6 – Resultados
No pós-operatório é feito uma imobilização de gesso ou Aquaplast pelo período de sete dias quando ocorre fratura dos ossos próprios do nariz. Também é utilizado tampão intranasal por 2 dias para dar sustentação ao nariz à medida que a cirurgia começa a cicatrizar. Enquanto o inchaço e equimose (roxo) inicial diminuem dentro de algumas semanas, pode levar seis meses a um ano para o novo contorno nasal ser redefinido completamente. Durante este período, você perceberá mudanças graduais na aparência de seu nariz. O inchaço pode aparecer e desaparecer e ser um pouco pior pela manhã, durante o primeiro ano, após a cirurgia.
NENHUM RESULTADO DE CIRURGIA ESTÉTICA DE NARIZ DEVERÁ SER AVALIADO ANTES DO 6º MÊS DE PÓS-OPERATÓRIO. O RESULTADO FINAL SE DARÁ EM TORNO DE 12 MESES.
Riscos
Além dos riscos gerais, inerentes a toda e qualquer cirurgia, a Rinoplastia pode apresentar os seguintes riscos: sangramento nasal, cicatrizes aparentes, rinite alérgica, respiração nasal insatisfatória, necrose de pele ou de mucosa, forma insatisfatória do nariz. O seu médico está à sua disposição para esclarecer cada um desses riscos, e o que poderá ser feito, em caso de sua eventual ocorrência.