Lipodistrofia

O que é a Lipodistrofia?

Lipodistrofia é um conjunto de alterações que ocorrem na distribuição da gordura subcutânea (abaixo da pele), causada por problemas no metabolismo. A lipodistrofia pode ocorrer sobretudo em pessoas com diabetes ou que fazem tratamento com antirretrovirais para o HIV.

Os sinais e sintomas da lipodistrofia caracterizam-se por alterações na redistribuição da gordura corporal, que podem se manifestar das seguintes formas:

> Lipoatrofia: Diminuição da gordura em braços, pernas, rosto e nádegas, o que pode deixar os músculos e as veias de pernas e braços bem visíveis;

> Lipo-hipertrofia: Concentração excessiva de gordura em determinados locais, como:

» Abdômen;

» Nuca;

» Entre os ombros (região dorsal);

» Tórax, com crescimento das mamas nos homens e aumento das mesmas nas mulheres;

» Ao redor do pescoço;

» Região pubiana.

A lipodistrofia também pode se manifestar de forma mista, com associação de lipoatrofia e lipo-hipertrofia.

Nas mulheres, a lipoatrofia deixa o corpo mais masculino devido à perda de gordura no quadril e pernas, além dos braços, que ficam com as veias proeminentes.

Quando há acúmulo de gordura (lipo-hipertrofia), o aumento das mamas e o aparecimento de giba (corcova) são muito frequentes.

Nos homens, a gordura acumula-se principalmente no abdômen, que fica mais consistente e estufado.

Tratamentos

Correções estéticas através de enxertos permanentes ou provisórios;

Cirurgias plásticas, como mamoplastia (redução das mamas), implante de próteses de silicone em determinadas partes do corpo e lipoaspiração;

A lipoaspiração é uma boa opção de tratamento para os casos de acúmulo de gordura (lipo-hipertrofia). A gordura retirada também pode ser usada como enxerto em áreas com perda de gordura (lipoatrofia), como nádegas e coxas.

Injeções com um tipo de gel (polimetilmetacrilato) também podem ser usadas para preencher a perda de gordura em locais como rosto, nádegas, pernas e braços.

O tratamento da lipodistrofia é importante para melhorar a estética corporal do paciente e restabelecer a sua autoestima. A lipodistrofia é uma das causas de abandono do coquetel usado no tratamento do HIV devido à perda de autoestima que ela provoca nos casos mais graves.

Fonte: Portal Médico Responde