Peeling de Fenol

O que é e como se preparar

O peelingde fenol é considerado padrão- ouro para tratamento de rídides (rugas) moderadas e profundas da face, em razão de não existir nenhum agente com propriedade química semelhante.tem resultado mais duradouro em relações a outros peeling,apesar de seu pós-operatório ser desconfortável.

Preparo da pele pré- peeling –iniciar 30 dias antes do procedimento :formulações com tretinoina e hidroquinona e filtro solar.
Solicitar todos os exames de funções hepática e eletrocardiograma
Profilaxia para herpes simples por 10 dias
Iniciar antibioticoterapia no dia do procedimento por 5 a 7 dias
Orientar o paciente que a dieta será liquida e ingerida com uso de canudo por 07 dias, além de não poder falar nesse período
Após procedimento a face fica com edema(inchaço) muito acentuado ,que melhora após 48hs,com 07 dias já se consegue ver nova epiderme.

Como é feito o tratamento

O peeling com fenol é realizado sob condições cuidadosamente monitoradas em uma unidade hospitalar. O paciente é submetido a sedação para aliviar o desconforto.

O médico usa um aplicador com ponta de algodão para aplicar o fenol na pele, que vai começar a ficar branca ou cinza(frosting) Para limitar a exposição ao fenol, o médico pode fazer a aplicação do fenol em intervalos de cerca de 15 minutos, sendo que, um procedimento facial completo pode demorar cerca de 90 minutos.

Antes e depois do peeling de fenol

Depois do peeling com fenol, pode-se verificar uma grande melhora na aparência das áreas tratadas, revelando uma nova camada de pele lisa, proporcionando um rejuvenescimento dramático. Após a cicatrização estar completa, a pele fica mais clara e luminosa, com mais elasticidade e redução de rugas com a renovação da epiderme.

Embora os resultados possam durar décadas, fazendo a pessoa parecer mais jovem, não são permanentes. À medida que se envelhece, vão continuar a formar-se rugas. Os novos danos causados pelo sol também podem reverter seus resultados e causar alterações na cor da pele.

Complicações

Podem ocorrer –infecções bacteriana ou viróticas
Mília
Erupção acneiforme
Eritema (vermelhidão)persistente
Discromia-hiperpigmentação,hipocromia,e até acromia.
Fonte: Portal Tua Saúde